quarta-feira, 20 de abril de 2011

A dilatação do tempo pra quem não a conhece

Esse post tem a mera intenção de informar um fato. É fato que uma maçã cai da sua mão se você a soltar. É fato que os raios que vemos nas tempestades são descargas elétricas. É fato também que a Terra é redonda. Como você sentiria se houvesse um fato muito estranho e surpreendente que ninguém nunca lhe contou? Se você nunca estudou física moderna, é bem provável que existam vários. 

Um experimento mostra isso de forma drástica. Imagine dois irmãos gêmeos, A e B. Imagine também que os dois tem dois relógios muito bons, que medem intervalos de tempo com grande precisão. Na verdade, enorme precisão. Isso siginifca que, por exemplo, ao parar o cronômetro, o relógio marcaria um tempo como 1,22222256677674146765767 segundos, ao invés de 1,22 segundos somente.

Ok, agora digamos que A entra num carro, vai até a padaria no final da rua perto de casa e volta.  Enquanto isso, B fica parado quieto em casa. Ao voltar de viagem, A mostra a seu irmão  que o tempo total da viagem, da saída ao retorno foi de uma certa quantidade t cronometrado pelo seu relógio ultra-preciso. Para a sua surpresa, o tempo que seu irmão gêmeo marca como sendo o total da viagem é diferente!! A diferença é  muito pequena. Na verdade, um relógio de pulso tradicional não teria precisão para mostrar essa diferença. Mas ainda assim há uma diferença. Será que um dos relógios estava quebrado?

Se A repetisse a experiência usando um jato super sônico ao invés de um carro, o resultado seria que a diferença de tempo ainda existira... e seria maior! Se fosse possível ir até a padaria em veículos que se movessem muito próximos a velocidade da luz, a diferença de tempo seria muito grande. Talvez quando retornasse à casa, B estivesse já cheio de rugas e cabelos grisalhos. Os irmãos gêmeos agora tem idades diferentes!

O que é isso? Essa diferença no tempo marcado é real? Sim! O tempo não passa igual para todos. A velocidade tem haver com isso como mostra o experimento acima? Sim. Experimentos mostraram isso, e continuam mostrando todos os dias. Você nunca notou nada porque relógios ultra precisos não são muito comuns! O que a velocidade da luz tem haver com isso? O que faz dela especial? Isso causa grande espanto num primeiro contato. Aliás não só num primeiro contato. E agora?  Ainda é possível entender alguma coisa?

Tudo isso já foi explicado  no começo do século passado. Isso é um capítulo da física moderna chamada  teoria da relatividade. Ela explica essa diferença de tempo... e muitas outras coisas de uma forma espantosamente simples. Nos posts seguintes irei mostrar essa explicação. Existem muitos textos sobre teoria da relatividade para leigos, mas a forma como vou apresentá-la creio ser um pouco diferente. Espero conseguir mostrar porque a explicação merece esse adjetivo (muito adequado) de simples. É impossível não perceber que há uma beleza nas leis da física quando você percebe que todo o universo segue determinadas leis que dificilmente poderiam ser diferentes... e que das explicações possíveis a mais simples ou é a única possível ou a que se confirma. Há muito mais para ser dito sobre isso.
Acho muito injusto que a maioria das pessoas não saibam desses fatos tão importantes.
O universo é bizarro e tanta gente sequer desconfia...

3 comentários:

  1. Nossa, Daniel. :O Estou super curiosa pelo próximo post. Esse não é um assunto que seja comentando/estudado muito nas salas de aula, no cotidiano em si, mas... é deveras interessante! Fico até ansiosa quando começo a mergulhar nesses tipo de leitura,mas... vejamos: Estou tentando organizar minhas idéias, que estão em bombardeio! :D O pouco que li sobre a teoria de relatividade, apesar de ''dizer-se'' simples, tenho que confessar...que para mim, ainda parece bastante abstrato. E como se tivéssemos que conviver com idéia que também há possibilidade de ''voltar no tempo''! [?] Ah, Sei lá. Estou a espera do próximo post , e de mente aberta!( acho que vai ser necessário a minha cabecinha de ensino médio)
    Bom, e parabéns ,mesmo, pelo post. Daniel, você escreve muito bem. E se o seu objetivo é deixar as pessoas curiosas e intrigadas, muito bem! Estou muito, mais muito curiosa e intrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sara! Estou feliz, porque meu objetivo é mesmo compartilhas essa sensação de curiosidade (e fascínio)! Tenho certeza de que a única razão que leva alguém a dizer que a relatividade não é simples é o fato de não entendê-la. Espero te convencer disso em breve ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ae Daniel.. A Sara Saraiva me passou seu blog hoje na sala de aula e nem dei tanto interesse, mas entrei aqui pra ver como você escrevia e sobre o que... Gostei bastante. Relatividade é fascinante, realmente, e quando puder postarei dúvidas (em geral sobre a própria relatividade) que acabo tendo em diversos debates com alguns amigos que leem sobre relatividade e outros assuntos relacionados com a Física.

    De qualquer modo, parabéns pelo post. Muito bem escrito (só vi um erro gramatical que não fosse erro de escrita no teclado).
    Aguardo as provas e explicações da Dilaação do Tempo, pois conheço poucas e algumas bem complicadas de entender...

    Portanto, um abraço xD

    ResponderExcluir