Imagine um objeto num universo vazio. Não há nada no universo, nem outros corpos, energia, nada. Somente esse objeto.
O tempo passa para esse objeto? Será que existe tempo mas não acontece nada com o objeto porque não há nada no universo que possa mudar seu estado ? Ou será que simplesmente não existe tempo? O que siginifica dizer que o tempo passa para um objeto num universo vazio? Aliás o que é o tempo?
Esqueci de comentar: se você espera uma resposta, ficará frustrado. Não há uma resposta. O que há é uma discussão, e uma esperança de que exista uma resposta. Qual a sua opinião?
ResponderExcluirtempo é consciencia, e depende de um observador.
ResponderExcluirum objeto isolado existe por si mesmo, mas não experimenta a duração.
Por mais que essa pareça uma pergunta puramente filosófica, ela é uma pergunta física. Adotar o comportamento do tempo, ou sua definição, como independente dos ''objetos'' ou como ''consequencia do movimento dos objetos'' fará dferença numa futura teoria final da física. Você consegueria transformar suas palavras numa teoria com embasamento matemático que pudesse ser testada?
ResponderExcluiro tempo é sempre dependente dos objetos e suas relações dentro de seu conjunto, no caso o universo, para existir e ser percebido.
ResponderExcluirintuitivamente, me agrada bastante a idéia de Cantor dos números transfinitos, onde a sua noção de potencia caracteriza, a meu ver, a noção quântica de energia de vácuo.
da mesma forma, a teoria cíclica e caótica, que possibilita a formação de universos a partir de uma densidade crítica.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa Teoria da relatividade, desenvolvida por Einstein, tempo é tido como uma quarta dimensão do ininterrupto espaço-tempo do Universo, com três dimensões espaciais e uma temporal. As unidades de tempo usuais são a do dia, que é dividido em horas, as horas em minutos e os minutos em segundos. O dia multiplica em semana, mês e ano. E o ano agrupado transforma em décadas, séculos e milênios. O tempo em outras palavras é um componente usado para medir as seqüências de eventos, a sua duração, seus intervalos e quantificar o movimento de objetos. O tempo tem sido tema de muitas controvérsias entre os religiosos, filósofos e cientistas em suas definições. Na física e em outras ciências o tempo é tido como poucas quantidades essenciais – como a velocidade, cuja definição é redundante..
ResponderExcluirEsse conceito de quantidade essencial é completamente passível de crítica, tendo em vista sobretudo que o fato da física moderna ter ''estancado'' (na direção de uma teoria de gravitação quantica) se deve justamente a problemas com espaço e tempo.
ResponderExcluir