sábado, 4 de junho de 2011

A lógica é empírica?

A física costuma usar a lógica para explicar a natureza. Mas as leis da lógica são verdades por si só, ou deveriam ser testadas? Por exemplo, se A implica B, e B implica C, a afirmação A implica C é uma verdade irrefutável ou deveríamos fazer experimentos para checar sua validez?

3 comentários:

  1. Bom, o que eu quis questionar é se o próprio ''raciocínio lógico'' é algo empírico, e não se o produto do uso da lógica para a formação da ciência é empírico (e é obviamente). Mais ou menos assim: em nossa linguagem, se supusermos que todo maça é vermelha, e tudo que é vermelho é redondo, segue da lógica que toda maçã é redonda. A pergunta é se essa ''lei da própria lógica'' é uma verdade auto evidente, ou deve ser submetido a testes, e não se é verdade que toda maçã é mesmo redonda. Essa pergunta é interessante porque existem interpretações da mecanica quantica que a fazem parecer mais simples se admitirmos que a lógica clássica simplesmente não funciona num nível mais fundamental, e que a nossa linguagem (e consequentemente a lógica) desenvolvida para tratar de fenômenos clássicos (macroscópicos) que estamos acostumados é só uma representação pitoresca e aproximada de uma linguagem efetivamente reall. Ou seja, se fóssemos seres micrscópicos dotados de consciência, teríamos desenvolvido a linguagem ''correta''. Vejam http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_logic

    ResponderExcluir
  2. o exemplo da maçã citado acima é uma representação da lógica dedutiva, a qual não acrescenta nenhum conhecimento novo, portanto não é empírica.
    a lógica indutiva, por acrescentar conhecimento, necessita de confirmação prática (é empírica).
    a lógica cibernética postula um conhecimento universal, independente da forma de adquirir conhecimento, mas não diria que é uma "lógica real", mas sim uma "lógica universal".
    por realidade eu entendo a evolução de
    uma relação entre o observador, e sua lógica local, e o observado contingente (lógica quântica).

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça, há uma interpretação da física quântica que questiona se a lógica que não acrescenta nenhum conhecimento novo é empirica. É a ele que me refiro, e a pergunta da maçã continua válida.

    ResponderExcluir